top of page

Temas

Turismo & História 2019 
​
Património da Humanidade no Espaço Ibero-Americano: Desafios Futuros no seu Planeamento & Gestão

III T&H  2019 apoia-se em 4 Temáticas e na construção interativa de uma Rota Transnacional – A Rota do Ouro.

 

Os Temas são:

  • Tema 1: Património da Humanidade no espaço Ibero Americano: Planeamento e Gestão turísticos

  • Tema 2: Recursos, Produtos e Experiências Turístico Culturais no Contexto da Identidade Ibero-americana

  • Tema 3: Indicadores de performance turística & sustentável

  • Tema 4: Turismo Gastronómico/Enoturismo

 

Projeto de construção de Rota temática:

  • A Rota do Ouro

​

​

O Tema 1 - Património da Humanidade no espaço Ibero Americano - visa refletir sobre a relação entre Turismo & História assente no uso turístico do património cultural (tangível e intangível) e natural classificado pela UNESCO como “Património Mundial”. Muitos dos recursos e produtos turístico culturais do espaço ibero-americano podem ser percecionados no contexto de uma raiz histórico-cultural comum ou partilhada, associado ao conceito de “globalização ibérica”, o qual remete por sua vez para uma rede de trocas, circuitos e rotas, de pessoas, ideias e mercadorias, por várias partes do mundo, entre elas a Europa e a América. Assim, e no âmbito da historiografia recente, a Conferência reporta-se não só ao que os ibéricos terão "levado" e "recebido", mas fundamentalmente ao que contribuíram para difundir no domínio cultural e que nos dias de hoje pode ser tido como criador de identidade, autenticidade e distintividade no mercado turístico global.

Monumentos, edifícios, paisagens, lugares, museus, batalhas, personalidades, gastronomia, dança, música, entre outros elementos culturais têm um valor que cabe considerar num contexto identitário ibero-americano, pois são refletores de uma história sócio económica e cultural comum que pode ser valorizada do ponto de vista turístico. Neste contexto delimitam-se um conjunto de subtemas, nomeadamente:

 

Subtema 1.1. Recursos, Produtos e Experiências Turístico Culturais no Contexto da Identidade Ibero-americana

Subtema 1.2. Turismo Patrimonial & Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Subtema 1.3. Turismo Patrimonial & Marketing

Subtema 1.4. Turismo, História & Ciência

Subtema 1.5. Turismo & Património Intangível

Subtema 1.6. Turismo, Arquitetura & Design: Equipamento Urbano e Atrativo Cultural

​

O Tema 2 Recursos, Produtos e Experiências Turístico Culturais visa destacar a importância da relação simbiótica entre Turismo & História associada ao uso turístico de recursos, produtos e experiências culturais e criativas, pertencentes ao espaço ibero-americano.

 

O Tema 3 - Indicadores de performance turística & sustentável visa colocar em discussão a importância da avaliação/monitorização de destinos turísticos, com ênfase nos lugares de património classificado pela UNESCO. O pressuposto é de que o planeamento e gestão sustentáveis dos destinos turísticos é determinante e que deve assentar em indicadores que possam monitorizar e gerir impactos. A consideração dos vários sistemas/índex de indicadores de turismo, a emergência de novos indicadores e dos requisitos dos indicadores são alguns dos aspetos a considerar neste tema.

​

O Tema 4 - Turismo Gastronómico/Enoturismo - visa destacar a importância da gastronomia e vinhos na valorização do turismo cultural e criativo dos destinos. Em consequência pretende destacar a gastronomia e/ou vinhos quer como valorizadores da experiência turística, colocando a tónica na procura turística, quer como produtos turísticos requerentes de planeamento e gestão. Os subtemas são:

Subtema 3.1. Turismo Gastronómico

Subtema 3.2. Turismo Vinico: os novos desafios

Subtema 3.3. Estudos de caso das grandes regiões de Turismo & Experiências Vinicas em contexto de inovação

Subtema 3.4. Luxury Hotels, Wineries and Wines

​

O Projeto Rota do Ouro - A fim de propiciar uma interatividade entre comunidade académica e institucional de países iberoamericanos estabelece-se, associada à Conferência, o desafio de construção de uma Rota transnacional – A Rota do Ouro (e Diamantes). O site da Conferência (CIEO) irá estabelecer um mapa interativo, onde será divulgada a rota do Ouro, com conteúdos a rececionar em formato de artigo, resumo alargado e posters (sobre a temática Rota do Ouro) e outro material interpretativo cedido por particulares e entidades publico-privadas. A Rota visa complementar o programa regular da conferência T&H III, bem como suscitar a participação alargada comunitária ao mesmo tempo que avança com novos produtos transnacionais. A Comissão Organizadora encoraja o envio de material interpretativo bem como artigos, resumos alargados e posters sobre elementos interpretativos que possam integrar uma rota do ouro. 

​
bottom of page