top of page

Capela Dourada

Recife - Brasil

HISTÓRIA

A Capela Dourada, também chamada Capela dos Noviços, pertencente à Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Recife, teve o lançamento da sua primeira pedra no dia 13 de maio de 1696, pelo Capitão General Caetano de Melo Castro. Foi encarregado da sua construção o mestre pedreiro (português) o Capitão Antonio Fernandes de Matos, se conseguiu a sua abertura ao público no dia 15 de Setembro de 1697.

“No dia 15 de setembro do ano de 1697, dezesseis meses depois de começada, foi aberta com toda solenidade pelo Revmo. Padre Comissário Visitador Frei Jerônimo da Ressurreição, logo em seguida, celebrou no altar-mor o Santo Sacrifício da missa”. “Ela ficou completamente terminada. Até 1724, ininterruptamente trabalha-se na igreja”. “E assim, pouco a pouco, cada ano novas obras eram compreendidas e somente depois de 1724 podemos considerar como concluídos todos os trabalhos da igreja”. Ela é toda entalhada em madeira (cedro), em estilo barroco, recoberta em gesso e lâmina de ouro.

A Capela Dourada, da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Recife, monumental pelo seu ouro, numa afirmação do barroco nasceu daquele agitado fim artístico do século XVII de Luiz XV em França e de D. João V em Portugal, justamente com o apogeu financeiro de Pernambuco: senhores de engenho, abastados, fidalgos, ricaços, irmandades riquíssimas, foram os dias dos móveis torneados, dos jacarandás trabalhados, dos cedros burilados e dourados depois. Riquíssima em ouro vê ali o barroco pela estonteante decoração anterior. O altar mor e as capelas, altares laterais são monumentos em obras de talha. Tudo era opulência, tudo era grandeza. A Capela Dourada reflete bem esse ambiente faustoso.

bottom of page