Bem Vindos
A III Conferência Internacional de Turismo & História – III T&H 2019 - tem lugar em Faro (Portugal) e em Caxias do Sul (Brasil), a 28 e 29 de março de 2019, assentando num sistema de vídeoconferência inter Portugal & Brasil e em mesas de debate temáticas.
As palestras dos keynotespeakers são apresentadas em sistema de videoconferência em Portugal e no Brasil. As mesas de debate decorrem em cada um dos países integrando participantes de cada um dos países sendo as respetivas conclusões posteriormente transmitidas em sistema de videoconferência.
T&H 2019 apoia-se em 4 Temáticas (onde os autores podem apresentar resumo e artigo) e num Projeto interativo de construção de uma Rota Transnacional – A Rota do Ouro.
Os Temas são:
-
Tema 1: Património da Humanidade no espaço Ibero Americano: Planeamento e Gestão turísticos
-
Tema 2: Recursos, Produtos e Experiências Turístico Culturais no Contexto da Identidade Ibero-americana
-
Tema 3: Indicadores de performance turística & sustentável
-
Tema 4: Turismo Gastronómico e Enoturismo
O Projeto de Rota temática:
-
A Rota do Ouro
O Tema 1 - Património da Humanidade no espaço Ibero Americano - visa refletir sobre a relação entre Turismo & História assente no uso turístico do património cultural (tangível e intangível) e natural classificado pela UNESCO como “Património Mundial”. Simultaneamente pretende reforçar a tónica em estudos de caso que evidenciem o planeamento & gestão deste património.
O Tema 2 - Recursos, Produtos e Experiências Turístico Culturais no Contexto da Identidade Ibero-americana - visa destacar a importância da relação simbiótica entre Turismo & História associada ao uso turístico de recursos, produtos e experiências culturais e criativas.
O Tema 3 - Indicadores de performance turística & sustentável - pretende suscitar o debate sobre o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos e a necessidade de monitorizar os impactos de políticas, ações e/ou investimentos na sua dinâmica socio-económica e cultural. A dotação dos destinos com ferramentas de suporte para a sua valorização turística apela à consideração de indexes e indicadores de apoio à decisão política que coloquem em destaque o papel da cultura e criatividade.
O Tema 4 - Turismo Gastronómico/Enoturismo - visa destacar a importância da gastronomia e vinhos na valorização do turismo cultural e criativo dos destinos. Em consequência pretende destacar a gastronomia e/ou vinhos quer como valorizadores da experiência turística, colocando a tónica quer na procura quer na oferta turísticas requerentes de planeamento e gestão.
O Projeto Rota do Ouro pretende estabelecer a interatividade entre comunidade académica, institucional e associativa de países iberoamericanos em torno do desafio de construção de uma Rota Transnacional – A Rota do Ouro (e Diamantes), a qual, num primeiro momento, será divulgada através de um mapa interativo. A Rota visa complementar o programa regular da conferência T&H III 2019, bem como suscitar uma participação alargada comunitária ao mesmo tempo que avança com o projeto de novos produtos transnacionais turístico-culturais.
Localização
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Universidade do Algarve
Campus da Penha
DESTAQUES
ANAIS DE RESUMOS EM:
https://www.ucs.br/site/pos-graduacao/formacao-stricto-sensu/turismo-e-hospitalidade/eventos-e-anais/
DATAS IMPORTANTES
NOVA DATA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 30 de junho
Até 31 de maio de 2019 - Submissão de artigos (consulte as normas editoriais).
PARCERIAS
Organizadores
-
Universidade do Algarve - Portugal
-
Universidade de Caxias do Sul - Brasil
-
Universidade do Minho - Portugal
-
Universidade de Coimbra - Portugal
-
Instituto Federal do Ceará - Brasil
-
CIEO - Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações
-
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Pólo da Universidade do Minho
-
Núcleo de Estudo (NID) Cultura, Arte e Patrimônio/UCS
-
Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul
FORMATO
-
Videoconferências (Portugal / Brasil) e mesas de debate
Mesas de Debate temáticas:
O objetivo é partilhar conjuntamente experiências e projetos sobre as temáticas da Conferência. Cada intervenção terá a duração máxima de 10-15 minutos, para seguidamente ter lugar um debate entre os investigadores da mesa e assistentes.
A ênfase será dada à interação e discussão a perspetivas como espaço de troca, em que cada participante tem a oportunidade não só de dar a conhecer o seu trabalho mas de se incorporar em redes de investigação nos domínios avançados.
EDIÇÕES ANTERIORES
II Conferência Internacional Turismo & História 2016 - AQUI
I Conferência Internacional Turismo & História 2014
Publicações
Todos os resumos/abstracts aceites serão publicados nos anais da Conferência.
Os artigos submetidos e selecionados serão divulgados numa das seguintes publicações:
-
Ebook Turismo & História
(Ebook internacional com revisão científica aceita artigos em Português, Espanhol e Inglês e é patrocinado pelo Núcleo Cultura, Arte e Património da Universidade de Caxias do Sul, pelo Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Pólo da Universidade do Minho).
(vide a título de exemplo a edição anterior associada à Conferência T&H: Tourism and History, World Heritage – Case Studies of Ibero-American Space / http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cics_ebooks)
-
Ebook Turismo Gastronómico e Enoturismo
(Ebook internacional com revisão científica aceita artigos em Português, Espanhol e Inglês e é promovido pelo Núcleo Cultura, Arte e Património da Universidade de Caxias do Sul e pelo Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve).
-
Journal of Spatial and Organizational Dynamics - Thematic Issue "Cultural Tourism: New Products Tendencies" December 2019. (See: https://www.jsod-cieo.net/journal/index.php/jsod)
-
Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade - UCS
(Número temático - Turismo & História - associado à Conferência aceita artigos em Português, Espanhol e Inglês).
Vide http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos
Todos os trabalhos deverão ser adaptados às respectivas normas de publicação nos seus aspectos diversos, tais como idiomas, revisão, utilização das normas APA, etc.