mapa_a1.jpg
fortaleza_sagres2_edited.jpg
cantino_map_b1.jpg

O papel do turismo na valorização histórico-cultural do espaço ibero-americano

Bem Vindos

A II Conferência Internacional de TURISMO & HISTÓRIA tem lugar em Faro - Portugal, a 10 e 11 de março de 2016, e em Caxias do Sul - Brasil, a 10 e 11 de março de 2016. Utiliza o sistema de videoconferência. Visa refletir sobre a relação entre Turismo & História assente no uso turístico do património cultural (tangível e intangível) dos países pertencentes ao espaço ibero-americano, dando particular destaque ao património cultural classificado pela UNESCO como “Património Mundial”.

Muitos dos recursos e produtos turístico culturais do espaço ibero-americano podem ser percecionados no contexto de uma raiz histórico-cultural comum ou partilhada, onde no trilho da História Global (Fernand Braudel) e dos Cultural Studies, emerge o conceito de “globalização ibérica”, associado por sua vez a uma rede de trocas, circuitos e rotas, de pessoas, ideias e mercadorias, por várias partes do mundo, entre elas a Europa e a América.

Depois de um Mundo centrado no Mediterrâneo, a viragem para o oceano Atlântico delimita-se no âmbito de uma relação entre a Península Ibérica e a América no referencial do que se designa por “grande desbloqueio do mundo” (Sallmann). Assim, e no âmbito da historiografia recente, a Conferência reporta-se não só ao que os ibéricos terão "levado" e "recebido", mas fundamentalmente ao que contribuíram para difundir no domínio cultural e que nos dias de hoje pode ser tido como criador de identidade, autenticidade e distintividade no mercado turístico global.

Monumentos, edifícios, paisagens, lugares, museus, batalhas, personalidades, gastronomia, dança, música, entre outros elementos culturais têm um valor económico que cabe considerar num contexto identitário ibero-americano, pois são refletores de uma história sócio económica e cultural comum que pode ser valorizada do ponto de vista turístico.

A Conferência Internacional tem um formato inovador pois tem lugar em dois países - Portugal e Brasil, nomeadamente na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve (Faro/Portugal) e na Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil) visando um contacto mais estreito entre universidades, oradores e investigadores, uma vez que haverá transmissão por meio de Video Conferência. Paralelamente, conta com o apoio de um conjunto de Universidades parceiras pertencentes ao espaço Ibero-Americano, nomeadamente a Universidade do Algarve (Portugal), a Universidade de Caxias do Sul (Brasil), a Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Sevilha (Espanha). Conta ainda com o apoio de dois centros de Investigação, nomeadamente o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - Pólo Universidade do Minho.

 
Publicação de Artigos

 

 

 

Os artigos aceites pelos revisores serão integrados numa das seguintes publicações:

 

 

 

  • Livro Tourism & History

 

(Aceita artigos em Inglês e é patrocinado pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - Pólo Universidade do Minho)

 

 

 

  • Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 

 

http://www.dosalgarves.com/index.php?lang=en

 

(Número temático associado à Conferência aceita artigos em Português, Espanhol e Inglês)

 

 

 

  • Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade - UCS

 

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos

 

(Número temático associado à Conferência aceita artigos em Português, Espanhol e Inglês)

 

 

 

  • Journal of Spatial and Organizational Dynamics

 

http://www.cieo.pt/discussion_papers_editions.php

 

(Número temático associado à Conferência aceita artigos em inglês)

 

 

 

 

 

 

Destaques

DATAS IMPORTANTES

 

Até 20 de junho de 2016 - Notificação de aceitação de artigo para publicação

Palestras dos Oradores Convidados

 

Jordi Tresseras e João Bernardes

VIDEO

 

Susana Gastal e Carlos Vieira

VIDEO

 

João Albino Silva

VIDEO

 

 

LINK DOS VIDEOS

https://webconf-colibri.fccn.pt/rec/2038107350

https://webconf-colibri.fccn.pt/rec/2039106938

https://webconf-colibri.fccn.pt/rec/2039302168

 

 

 

 

PARCERIAS

 

Centros de Investigação

CIEO - Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Pólo da Universidade do Minho

 

Universidades

Universidade do Algarve - Portugal

Universidade do Minho - Portugal

Universidade de Sevilha - Espanha

Universidade de Caxias do Sul - Brasil

 

FORMATO INOVADOR

A Conferência tem um formato inovador.

A sessão de abertura (10 de março) decorrerá em simultâneo nos dois locais da Conferência - Universidade do Algarve (Faro/Portugal) e Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil) - através de Videoconferência

As palestras dos Keyspeakers serão transmitidas através de Videoconferencia. Terão oportunidade de assistir todos os conferencistas nas duas Universidades.

As sessões paralelas irão decorrer em cada uma das Universidades, dos dois países, de forma independente. 

A sessão de encerramento incluirá as Conclusões Finais dos trabalhos apresentados nas duas Universidades.